Como vocês puderam ver, eu aprecio muito a natureza, em especial toda planta que floresce. Mas, antes de qualquer manejo com elas, precisamos ter o devido cuidado de manuseá-las, pois para quem gosta de um jardim florido em sua residência, deixo aqui alguns alertas, pois ao contrário do que se pensa, muitas delas são extremamente tóxicas, por conterem em seus princípios ativos, substâncias tóxicas, como as folhas, flores,caule, raiz e o látex, que quando ingeridas podem levar o ser humano à óbito.
Entre tantas plantas venenosas existentes em nossas cidades, parques, praças e jardins, destacarei aqui algumas mais conhecidas aos nossos olhos.
Eis algumas: ex: "Boa Noite".
Se ingerida acidentalmente, poderá provocar sintomas como: vômitos, cólicas, sonolência, convulsões, coma e asfixia. Muito comum em praças e jardins.
(Foto:Helen Simone)
Ex: "Espirradeira".
Planta muito comum em arborização e paisagismo em cidades, por conter flores belas e de coloração rosa claro, rosa escuro e branca. É considerada uma das plantas mais tóxicas, pois o látex que contém, se ingerido acidetalmente, pode levar à óbito um adulto com peso de 80kg, em apenas uma quantidade de 18g. Sintomas ocasionados: vômitos, diarréia, alterações cardíacas,e febre.
(Foto: Helen Simone)
Além destas, existem outras mais como a "Beladona","Chapéu-de-napoleão","Deladeira","Bico-de-papagaio","Hortência", entre outras.
Dica: Caso alguma criança, tenha ingerido acidentalmente e apresentou desmaio, faça o seguinte: Tirar a língua para fora da boca e com o auxílio dos dedos, tirar o fragmento da planta e guardá-lo levando consigo para eventuais consultas e em seguida, levar a criança o mais rápido possível ao hospital mais próximo.
No caso de queimaduras, por intoxicação do látex que contém em certas plantas, como por exemplo: "Coroa de cristo", "Bico-de-papagaio","Chapéu-de-napoleão","Flor de Coral" e entre outras mais; deve-se lavar o local com água e sabão, em seguida aplicar uma atadura úmida e com a planta, levá-la ao hospital para identificação.
Então, fique atento quanto às crianças que adoram colher flores para brincar, pois com plantas venenosas não se brincam!
(Texto:Helen Simone)
Espaço do saber está de cara nova, com novos posts trazendo informações sobre artesanato, arte, educação e cultura.
27 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pallets: O que é e como pode ser reciclado?
Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...
-
Sugestão Sustentável Navegando pelo site http://www.paodeacucarsustentavel.com.br , li este artigo e decidi compartilhar com vocês. O t...
-
Palestra Aproximando o Professor, imigrante digital, ao Aluno, nativo digital, no Ensino da Língua Inglesa, com a profª. Cristina Arcuri Elu...
-
Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: