27 de novembro de 2012

Ler: desperte este hábito nas crianças!

            

             A Importância da Leitura na Educação Infantil

 

               Saiba mais sobre a importância da leitura para crianças com idade até cinco anos. Esta matéria foi publicada na revista online Educar para Crescer, em 09 nov. 2012 por Marion Frank, e ela fala sobre uma pesquisa realizada entre a Fundação Itaú social e a Datafolha. Ambas revelam hábitos de leitura da família brasileira e os objetivos a serem atingidos, enfatizando os desafios que precisam ser vencidos para a formação de leitores desde a mais tenra idade. Acompanhe esta matéria na íntegra, e boa leitura!

            

 

              O programa Itaú Criança acaba de lançar a campanha nacional "Leia para uma Criança". O mote é simples: despertar o interesse do adulto pela atividade de ler para quem tem pouca idade - no máximo, até cinco anos. Para tanto, coleções com obras infantis serão distribuídas gratuitamente pelo País, cerca de sete milhões de livros que pretendem reforçar, na prática, a importância da educação junto à sociedade.

             Este é o terceiro ano que o Itaú Criança se envolve em ações dirigidas para o incentivo da literatura infantil - bom momento para avaliar o impacto do programa, o que acabou originando a realização de uma pesquisa, em parceria com o Datafolha, sobre os hábitos de leitura da família brasileira. "O objetivo era checar, ajustar a nossa proposta, e medir até que ponto a importância da leitura para crianças pequenas é de fato percebida pelos adultos", ressalta Marcia Silva Quintino, coordenadora de área da Fundação Itaú Social (à qual está filiado o Itaú Criança). Assim, em agosto passado, cerca de duas mil entrevistas foram realizadas em todo o Brasil, sobretudo entre mulheres de idade média de 40 anos, com níveis de escolaridade entre os ensinos Fundamental e Médio e integrantes da classe C. Tanto Itaú Criança quanto Datafolha trabalharam na elaboração das questões. "Considero a amostra bem representativa da sociedade brasileira", avalia Marcia. Ela deixa claro, por exemplo, o papel da mãe como a leitora preferencial para desempenhar a tarefa de estimular o gosto de ler junto às crianças; e também o principal desafio a ser vencido pelo programa: estimular homens de 35 anos (e das classes D e E) a criar esse hábito - exatamente a parcela da população mais arredia à atividade de ler para as crianças de até cinco anos.


Para maiores informações, acesse:
<http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/leitura-cinco-anos-716696.shtml> Acesso em: 27 nov. 2012. 

Por Espaço do Saber
27 nov. 2012.

 

     

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...