Arquivo do blog

7 de setembro de 2011

Comentário Sobre Curso de Capacitação

II Curso de Capacitação e Formação de Orientador Social Voluntário – Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS-Caldas Novas - GO


Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


                         Se o povo brasileiro é pacífico, quem são os indivíduos brasileiros que estão na mídia praticando violência todos os dias? Foi com esta inquietante pergunta que a psicóloga Ilka Mendes Fernandes, coordenadora do CREAS de Caldas Novas, iniciou o Curso de Capacitação e Formação que trouxe palestrantes qualificados e comprometidos com o tema da violência em todas as suas variantes e manifestações. Foram eles, além da coordenadora, o Prof. Gabriel de Melo Neto, do CREAS-Catalão, especializado em Políticas Públicas para Adolescentes e Jovens, e as assistentes sociais Alvina Braga Costa e Silvia Sanae Inada, do CREAS-CN. Abordaram relevantes temas afins: Drogas e Álcool, Políticas Públicas, Redes de Atendimento, ECA, Tráfico de Seres Humanos, Conselhos de Direito, entre outros.

                          As ações sistemáticas para fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, agora com 20 anos, é recente em Caldas Novas. Começou em 2007 através do Programa Sentinela, antecessor do CREAS, hoje carro-chefe das ações sociais atuante em nosso município.

                          Em 2009 aconteceu o I Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil com a realização do Seminário para a construção do Plano Operacional Local – P.O.L. e as comissões de Redação, Comunicação, Fiscalização e Articulação. Toda a sociedade está envolvida em rede, e neste momento procura-se checar o funcionamento, se fluente ou engessado, do efetivo enfrentamento, procurando-se evitar ao máximo a negligência, a omissão e a banalização frente a um assunto tão inquietante quanto avassalador.

                        Há que se reconhecer que o Estado de Goiás engrossa a lista negra do tráfico de pessoas, estando Caldas Novas entre as 17 cidades apontadas como facilitadoras das ações criminosas. A Lei promulgada para punir aliciadores ocorreu na Argentina em 1913, mas, apesar de ser antiga, no Brasil a luta é muito recente. O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP, em Goiás, tem apenas dois anos de existência. Portanto, há um longo caminho a ser percorrido.

                         Enfim este Curso de Capacitação conseguiu mais uma vez mobilizar a sociedade civil organizada através de 60 voluntários que farão estágio no CREAS a fim de concluírem sua formação, além de gestores que respondem por órgãos públicos que integram uma rede na qual ninguém poderá descansar enquanto a violência for um tema tão recorrente e já quase banal, como enfrentamos escancaradamente todos os dias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...