Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "Pedagogia do Amor" - Gabriel Chalita

 PALESTRA DA TV WEB "PEDAGOGIA DO AMOR"
 
Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.

·    Palestra: “Pedagogia do Amor” – Ministrada pelo Prof. Dr. Gabriel Chalita – Continuação do Congresso Brasileiro de Atualização Profissional 2005 – Multiensino – Realizada em 24 de outubro de 2005 – Acessada da TV WEB - UNIP INTERATIVA.

                        Esta palestra me chamou a atenção especialmente por ser do conferencista   Prof. Dr. Gabriel Chalita.  Tudo que sai da mente deste ser humano extraordinário é válido para ouvirmos, analisarmos e guardarmos e praticarmos, pois o que ele nos ensina é mágico.  Ele tem a facilidade de penetrar em nosso ego e fazer a transformação, nos proporcionarmos a mudar o nosso caráter, corrigir os nossos defeitos diários.  E como não podia ser diferente, Chalita em suas palavras abençoadas veio através desta palestra ensinar a Lei de Amor. A Pedagogia do Amor.

                        Ele, como todo educador nato, vê possibilidades de mudança em todos os seres humanos, no intuito de  aprendermos o que é realmente o amor. Praticar o amor no nosso cotidiano, seja no trabalho, seja no lar.

                        Ele aborda o amor em todos os sentidos. Principalmente entre relações interpessoais entre o professor e o aluno. Ele sugere que nós temos que ter a humildade dentro de cada um, que quando erramos em nosso campo de trabalho, por exemplo, que tenhamos a humildade de assumir os erros e tentar repará-los da melhor forma possível. Ele também nos lembra que o professor é o exemplo para  que cada aluno construa seus sonhos na base do amor, respeito, tolerância e é claro dentro dos costumes dos valores morais e éticos que a sociedade nos impõe.

                        O professor deve ministrar suas aulas com afeto, com respeito e ética e profissionalismo. O professor educa seu aluno a  construir  valores como a solidariedade, o respeito às diferenças, firmeza do bom caráter, a ser educado, e o mais importante; ele incentiva os sonhos de muitos jovens que esperam nos estudos uma chance de ter uma vida melhor, com mais dignidade para ele e sua família.  E os professores são os responsáveis por estes sonhos  se tornarem em realidades. Com amor, usando sempre a pedagogia do amor.

                        Com afeto, com amor, o professor conquista a amizade do aluno, sem usar de autoritarismo, sem impor na base dos gritos, coagindo e ameaçando. Com a pedagogia do amor, ele busca esse aluno para o seu campo de estudos, fazendo ele viajar pela cultura, pela literatura, pela motivação de sempre aprender algo. Fazer de sua aula ser mais prazerosa, mais atrativa e mais motivadora é responsabilidade do professor.  Fazer com a escola busque uma relação saudável  entre os professores, pais e mães dos alunos e alunos, para uma convivência mais restrita, fazendo com que a família participe mais do ambiente escolar dos filhos e vice-versa.

                        Chalita cita uma frase de Carlos Drumond de Andrade, que fala o seguinte: “Cuidado por onde andas que é sobre meus sonhos que caminhas”. Ele quis dizer que nós futuros educadores, temos em nossas mãos o futuro de cada aluno.

                        Que possamos nós fazermos  deste aluno uma pessoa realizada, ou seja, que nós possamos construir nelas um sonho, um objetivo, e que somente nós teremos este poder de fazer dele um homem de bem. Um homem honesto, educado, e bem sucedido em seus objetivos, seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...