Arquivo do blog

7 de setembro de 2011

Comentário Sobre Fórum de EJA

I Fórum de Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Região das Águas, na cidade de Itumbiara, em 27 de setembro.

Escrito por Marcia Maria Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


Este fórum foi instituído a partir da política de expansão e consolidação da EJA promovido pelo Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos realizado em junho de 2009 e de reuniões subsequentes com a presença de gestores, professores, educandos, movimentos sociais e outros. O I Fórum aconteceu nas instalações da ULBRA de Itumbiara, com a participação de 14 cidades que integram a Região das Águas, sendo Caldas Novas uma delas, bem representada pelo coral municipal, cujos integrantes são, em sua maioria, professores e alunos de EJA.

O Fórum teve como objetivo criar espaço de reflexão e decisões que assegurem o direito público à educação, promovendo a formação coletiva sobre políticas públicas, financiamento, formação de professores, currículo, diversidade étnico-racial, gênero, educação inclusiva, educação para o trabalho e tecnologia. Teve como tema Redescobrindo EJA na Região das Águas.

Os eixos temáticos foram amplamente discutidos e analisados em salas específicas, quando foram oportunizados o conhecimento e a profundidade das concepções sobre EJA, elaborando-se políticas públicas e ações que beneficiem essa modalidade de ensino.

Sendo os fóruns um espaço particular de encontros permanentes nos quais são estabelecidas a socialização de experiências e a articulação de ações e parcerias com outros segmentos, e tendo alcançado pleno êxito, foi então solicitada a presença dos demais fóruns regionais no IX Encontro Estadual do Fórum Goiano da EJA, que aconteceria de 23 a 25 próximo, em Goiania, sob o tema O Movimento da EJA – dos Recantos Goianos aos Rincões do Brasil. Igualmente com pleno êxito e metas alcançadas, a modalidade EJA de ensino está ganhando em ânimo e impulso, marcando uma nova etapa na educação de jovens e adultos brasileiros onde quer que eles se encontrem, em qualquer rincão do país. Todos merecem tantas chances quantas necessitem e solicitem. Assim, fica valendo o lema Brasil, Um Pais de/para Todos.

Em tempo – Esta aluna participou no último dia do IX Encontro Estadual como fotógrafa voluntária do Coral Municipal, sem a obtenção do certificado de participação por não ter feito a inscrição prévia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...