Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentários Sobre Reportagem da Revista Nova Escola

REPORTAGEM - “DOSSIÊ CHUPETA: CHEGA DE DÚVIDAS”   REVISTA NOVA ESCOLA – ANO XXV – MAIO 2010 -  Nº232 – PÁG. 48.


Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.

·     Reportagem: da Revista Nova Escola – Editora  Abril – Ano XXV – Maio 2010 – nº 232 – pág. 48, 49 e 50. Texto da Reportagem: Educação Infantil – Cuidados – Creche - “Dossiê Chupeta: Chega  de Dúvidas” – Respostas para sete perguntas sobre esse objeto, que tira o sono dos adultos e ao mesmo tempo acalma tanto as crianças -  Camila Monroe. Camila.monroe@avril.com.br

                        Na Educação Infantil, prevalecem ainda muitas dúvidas sobre o uso ou não da chupeta nas creches.  A reportagem em questão apresenta sete perguntas básicas sobre esse objeto tão polêmico quanto consolador.

                        - Funcionalidade da Chupeta: Segundo o pediatra José Martins Filho, no livro Lidando com Crianças, Conversando com os Pais, a chupeta permite o movimento de sucção, tornando-se um bom exercício para o desenvolvimento infantil, pois articula os músculos necessários à fala.

                        2º - Uso permitido na creche: Não há motivo para proibir seu uso no ambiente da creche, segundo Maria Paula Zurawski, professora do Instituto de Educação Superior  Vera Cruz (ISE Vera Cruz) e assessora da Secretaria de Educação de São Paulo. Desempenham importante papel na adaptação, porque preenche a falta dos pais, funcionando como uma recordação do ambiente de casa enquanto o vínculo com o educador e com outras crianças não for estabelecida  plenamente.

                        3º - Quando não deve ser liberada: durante as atividades e as refeições, já que atrapalha o desenvolvimento da dicção e pode estimular o comportamento introspectivo, prejudicando a socialização.

                        4º - Método para desestimular seu uso: O educador deve favorecer a autonomia das crianças, e desenvolver uma relação de confiança. O hábito deve ser tolerado, mas não incentivado. Uma idéia, seria guardá-las em potes individuais junto ao material de uso pessoal, sugere Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, de São Paulo.

                        5º - Limite de idade para seu uso: É possível chegar a pré-escola sem ela, com um bom trabalho de promoção de autonomia realizado pelos educadores em parceria com a família.  Quando são incentivados eles a abandonam facilmente. Explica Adriana Ortigosa, coordenadora da EM Noel Rosa,  em Guarulhos, na grande São Paulo.

                        6º - Efeitos positivos e negativos: É danoso quando o uso causa dependência duradoura.  Quando várias crianças chorarem no ambiente escolar  produzindo choradeira, o educador deve conter o ímpeto de oferecer a chupeta e procurar saber o motivo do desconforto. Diz Maria Paula.

                        7º - Uso combinado com a família: Deve ser sempre. Caso os pais insistem no uso, o educador deve explicar que o objeto não prejudica o aprendizado, e que seja à criança permitido o uso de outro objeto caso ela demonstre essa necessidade.

                        O assunto foi abordado sumariamente, porém, por fontes confiáveis. Foram amplamente    divulgados para aprofundar o assunto, que não pára por aqui. A reportagem oferece ainda um plano de trabalho para que o educador saiba conduzir o caso com senso em parceira com os pais. O objetivo é estimular a autonomia e busca da identidade própria, favorecendo um tranqüilo processo de abandono, respeitando o ritmo e a necessidade de cada criança.

                        É realmente um tema muito interessante que veio a esclarecer muitos pontos  de vista dos quais,  até o momento, eu os desconhecia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...