Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "Bulling nas Escolas"

 PALESTRA DA VII SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA – UNICALDAS

Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.
  

·    Palestra: “Bulling nas Escolas”Profª Zilda Lopes Rombaldi – Centro de Convenções da Rodoviária - Salão Pequi - Caldas Novas - GO. 

                      Após as coreografias aprensentadas, tivemos então o início da palestra sobre o Bulling nas Escolas, onde para mim foi de extrema importância, pois, eu desconhecia alguns fatos que a professora ministrou. Um deles foi o Bulling na Internet, que leva o nome de Cyberbulling, que jovens que cometem o Bulling colocam imagens de pessoas aversivas ‘a este, expondo assim a imagem da vítima, e denegrindo sua imagem.  Fiquei chocada, pois tudo isso é muito aterrorizante.                                                                                                                                  
                      Ela citou um fato ocorrido, aqui em nossa cidade há  alguns meses atrás, onde a mãe da vítima optou em mudar daqui por causa do Bulling que sua sofreu.   Ela teve suas fotos forjadas e exibidas na internet onde a vítima aparecia nua. O constrangimento foi tanto para a família e amigos desta moça que sua mãe resolveu então, tomar uma medida drástica: mudar de cidade. Isto foi lamentável... Mãe errada. Poderia ter denunciado. Bulling é crime e dá cadeia.                
                     Digamos nós! Não ao Bulling!
                    De acordo com a Profª Zilda, o Bulling se organiza na 1ª infância, quando a criança no seu ambiente familiar, ficando exposta a estímulos agressivos, por exemplo: briga de casais na frente das crianças. Estes estímulos são, na opinião da Profª Zilda, aversivos ao seu psiquismo e os estes são introjetados, isto é, colocados para dentro do seu psiquismo, e mais tarde na adolescência transforma-se em uma dinâmica psíquica de mandante de suas ações e reações, reproduzindo assim a agressividade.
                   Existe um ciclo do que envolve o Bulling dentro das escolas, que é os agressores, as vítimas e os telespectadores, ou seja, o que assiste a tudo isso, no caso os alunos e os professores. Há casos, em que a vítima é tão agredida verbalmente e moralmente que faz com que a leve a muitos transtornos escolares, como por exemplo, a criança começa a perder o interesse pelos estudos, gira em torno dessa criança toda uma ansiedade, medo, estresse, comprometendo no seu processo sócio educacional, levando não raramente a evasão escolar ou até mesmo ao suicídio.
                 Como melhorar este quadro? Baseado nas Estratégias Pedagógicas, que iram trabalhar os princípios de solidariedade, de tolerância, de respeitar as diferenças e também dentro escola, respeitar toda comunidade escolar e o principal trabalhar com os alunos desde a 1ª infância (Berçário) a Pedagogia do Amor, que traz à tona os valores morais e éticos em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...