Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "Os Dez Mandamentos da Ética" - Gabriel Chalita

PALESTRA DA TV WEB “OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA”                    


Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.


·    Palestra: “Os Dez Mandamentos da Ética” – Ministrada pelo Prof. Dr. Gabriel Chalita – No Programa Multiensino – Realizada em 25 de junho de 2004 – Acessada na TV WEB - UNIP INTERATIVA.

 
                        Mais uma palestra enriquecedora para os meus conhecimentos na área de educação. Chalita nos trouxe através desta, um aprendizado importante sobre os dez mandamentos da ética, ou seja, o que temos para construir dentro de nós e passá-los aos alunos e colegas de trabalho, e também em nosso lar.
                        Baseado no ponto de vista aristotélico, Chalita descreve o 1º mandamento que é o fazer o bem. Fazer bem ao ser humano. Segundo as palavras de Chalita, ele relata que “todo ser humano é bom. A bondade é uma semente que pode ser desenvolvida ou não. E que o mal nada mais é do que a ausência do bem.” Que sejamos bons para com nossos alunos, colegas, enfim. Tenhamos a bondade no coração, nos nossos atos. O 2º mandamento, é agir com moderação. Temos que adquirir uma postura moderada em nossos atos. Saber usar a temperança no modo de agir com os alunos. O 3º mandamento, é saber escolher  .  Saber fazer escolhas certas. Na hora certa. Assumir nossas responsabilidades pelas escolhas que fizermos.  O 4º mandamento, é praticar as virtudes .  Sermos bons, com humildade, agir com simplicidade em relação  as pessoas, que possamos espelhar em alguém para que possamos adquirir serenidade, em especial espelharmos em Jesus, que sempre praticou as virtudes. O 5º mandamento é viver a justiça . Ter a consciência tranqüila em relação aos fatos ocorridos. O 6º mandamento, é valer-se da razão . Acreditar em si mesmo. Termos fé.   
                     Acreditarmos no nosso potencial.  O 7º mandamento, fazer valer o coração. Criar no ambiente escolar  a amizade. A amizade com os alunos, com os professores, com as merendeiras, enfim, com toda comunidade escolar.  O 8º mandamento, desenvolver a amizade. . Criar uma amizade duradoura. Criar uma amizade, não só para ser ter bons relacionamentos, mas sim uma amizade sincera sem interesses, não por prazeres, e sim por excelência moral. Uma amizade com afeto, com amor. O 9º mandamento, cultivar o amor. O amor tem que ser exercitado todos os dias. A cada gesto, com amor.
                      A cada sorriso, com amor. A cada cumprimento, com amor. O 10º e último mandamento, é ser feliz.  Nada mais do que ser feliz. A felicidade está em fazer o outro feliz. E quando estamos mais perto de Deus, estamos também mais felizes. Por que habitamos em nós os ensinamentos do Cristo, que se baseia nestes dez mandamentos que Chalita nos ensina. Quando buscamos os nossos sonhos e estes se realizam, nos tornamos mais felizes.

                         Foi uma palestra inesquecível. Espero que a TV WEB, possa nos proporcionar outras tantas palestras realizadas por Gabriel Chalita.

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...