Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "Educação Afetiva" - Gabriel Chalita

 
 PALESTRA: "EDUCAÇÃO AFETIVA"

Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.


·    Palestra: “Educação Afetiva” – Pelo Prof. Dr. Gabriel Chalita – no Congresso Brasileiro de Atualização Profissional 2005 -  Realizada em 14 de Junho de 2005 – Acessada na TV WEB - UNIP INTERATIVA.
                        No ano de 2005, no Teatro do Campus Chácara Santo Antônio da UNIP, foi realizado o Congresso Brasileiro de Atualização Profissional – 2005, onde o Conferencista Prof. Dr. Gabriel Chalita proferiu a palestra sobre “Educação Afetiva” – uma palestra voltada para uma educação para os educadores.
                        Baseado no livro de Edgar Morin, intitulado “Poesia, prosa e amor”, Gabriel Chalita cita uma frase de Edgar Morin, um dos grandes pensadores da educação que diz o seguinte: “Que o caminho da educação está ligado ao amor e que o amor é uma complexidade que envolve a prosa e a poesia.” A prosa está relaciona com o nosso dia-a-dia, nossos problemas domésticos, afetivos, problemas de trabalho, de saúde, enfim, tudo que faz parte do nosso cotidiano.  A poesia é o algo mais. É a busca de um sonho. É arrancar um sorriso de uma criança triste, é ser amável com os alunos, é ser educado com as pessoas sem deixar que nosso problema pessoal afete a relação.
                        Devemos deixar do lado de fora do nosso ambiente de trabalho, os nossos problemas pessoais, se estamos tristes, deixamo-la do lado de fora. Estão-se mal-humorados, deixamo-lo do lado de fora.  Com relação professor-aluno tem e deve existir sempre a poesia e nunca a prosa, pois a poesia é o amor. Amor incondicional.
                        Nós, futuros pedagogos, seremos responsáveis pelo futuro de cada aluno que passar em nossas vidas. De acordo com Gabriel Chalita, o professor tem a capacidade de construir o futuro do aluno para melhor ou pior. O professor tem que exercer a Educação Afetiva em relação ao aluno, isto é a poesia. Buscar o aluno para a escola, conquistar o carisma dos alunos, criarem laços de amizades entre os alunos e os professores. Isto é a poesia. E é isso que Gabriel Chalita ensina para os educadores.
                        Criar laços afetivos duradouros mesmos que enfrentamos nossas dificuldades, porque todos nós temos dificuldades. A vida é um grande desafio para todos. O desafio de relação entre a prosa e a poesia consiste no amor e o amor está em cada um de nós, basta acessá-lo em nossos corações e doarmos em nós mesmos, no trabalho, no lar, em todos os lugares que estejamos. Nós não podemos transformar nossas dificuldades da vida em prosa.
                        Gabriel Chalita nos ensina que devemos todos realizar em nossas vidas  atos de amor e de poesia em tudo que façamos e vivamos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...