Arquivo do blog

7 de setembro de 2011

Comentário Sobre Visita Técnica

Visita Técnica ao Casarão dos Gonzaga – 1º de setembro de 2010.

Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


Em Caldas Novas há cinco atrativos turísticos, e um deles é o Casarão dos Gonzaga, antiga sede de uma extensa fazenda separada do centro do então arraial por apenas um córrego, ainda hoje existente, engolido pela poluição e barulho da cidade que se tornou grande e progressista. Construído em 1906 por Orcalino Santos, um dos primeiros intendentes, que herdara a fazenda de um dos filhos de Luiz Gonzaga de Menezes, teve sua primeira reforma em 1919 e continua assim até hoje. Um dos herdeiros vendeu para Antonio Sanches, que o doou para o governo estadual, sob a responsabilidade da Agência de Cultura Pedro Ludovico Teixeira – AGEPEL. Agora o Casarão foi tombado por lei municipal e é mantido e conservado pela prefeitura, abrigando a Secretaria Municipal de Cultura.

Tornou-se um local de visitação quase obrigatório, por preservar um raro ambiente com características típicas de uma fazenda do interior goiano. Mantém intensa programação semanal com atividades artístico-culturais as mais diversas: ginástica unibiótica, variadas oficinas de artesanato, teatro, capoeira, danças regionais, roda de viola, forró para a Terceira Idade entre outras. Há ousados projetos a serem concretizados no aguardo da apreciação do executivo.

A história do Casarão dos Gonzaga é uma rara prova de resistência contra a explosão imobiliária que a cidade vem sofrendo a partir da década de 1980. Todas as casas foram engolidas por prédios de construção arrojada e moderna, ficando de pé apenas o casarão do Jardim Japonês, a casa do desbravador da cidade situada dentro do SESC, e a sede da fazenda do Pedrão, todas com porteira aberta para visitação.

Diariamente o Casarão recebe turistas e moradores interessados em cultura local, onde tem oportunidade de conhecer o trabalho social realizado pelos projetos e conhecer de perto os artesãos que fazem os trabalhos para exposição e venda. Durante o percurso da visita todos podem tomar café feito no fogão caipira e coado no bule, numa mostra do típico café colonial. Podem comprar peças artesanais em exposição e levar como souvenirs, além de poderem conversar pessoalmente com os artesões. Fiandeiras tecem fios ao vivo e a cores, dando autenticidade ao ambiente

Há no interior do casarão uma ampla sala ornada com antigos objetos da mobília doméstica, doados pelos ex-proprietários, expostos como peças de museu, que conduzem os visitantes ao século passado. Numa das salas encontra-se instalado a jovem ALACAN – Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, com fotos de todos os integrantes, alguns in memorian.

O Casarão dos Gonzaga mantém um ambiente tão envolvente que esta visitante decidiu transmitir parte de sua história aos turistas que lá chegam em busca da reconstituição do nosso passado (comentário encontrado neste trabalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...