Arquivo do blog

7 de setembro de 2011

Comentários Sobre 18º Rally dos Sertões

Instituto Brasil Solidário – IBS, e o 18º Rally dos Sertões

Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


Acompanhando o 18º Rally dos Sertões, o IBS trouxe para a Escola Municipal Dona Abelina (a quarta que recebe a visita desta ONG) suas ações sociais de apoio às escolas por onde a caravana passa. A movimentação foi intensa durante todo o dia, que mobilizou a comunidade local, beneficiada com oficinas de arte, pintura, atividades de lazer, atendimento médico, ginecológico, dentário, dermatológico e oftalmológico, com doação de óculos, incluindo a montagem de uma farmácia com a doação de medicamentos sob prescrição de um especialista.

Aconteceram palestras educativas (orientação de saúde, proteção ambiental, sala sustentável, implantação de tecnologias), montagem de horta, viveiro e arborização, além de oficinas sobre papel reciclado e montagem de marionetes para teatro de fantoches. Foi montada uma biblioteca com a doação de 700 livros novos (esta aluna doou dez exemplares do livro de sua autoria, As Três Mentes, para a biblioteca e os integrantes do IBS), além de material esportivo, dois computadores completos, uma câmera digital, aparelhos de TV e DVD e duas bicicletas para sorteio em concurso de redação. Foram realizadas várias apresentações de teatro de marionetes, grupos de dança hip hop, desfile com material reciclado e contação de histórias.

O 18º Rally dos Sertões é a segunda maior competição do tipo cross country do mundo, com largada em Goiânia-GO e chagada em Fortaleza-CE, passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí. Em cada cidade uma escola e sua comunidade previamente selecionadas recebem esses benefícios como uma alternativa para compensar ou diminuir o impacto ambiental deixado ao longo do seu percurso.

Menos mal, até que se encontre uma estratégia mais eficaz para sanar definitivamente tais impactos. Porque enquanto excelentes palestrantes se esmeram em ensinar às crianças e jovens como causar menos danos ao ambiente, todos continuam consumindo sem trégua, como se afirmassem “Consumo, Logo Existo!”. Parece piada.

Embora a escola e a comunidade tenham sido generosamente beneficiadas, o que é ótimo para efeitos imediatos, esta foi a melhor conclusão do dia extraída a partir da conscientização que os competentes voluntários do IBS pretendiam despertar. E, pelo visto, conseguiram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...