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7 de setembro de 2011

Comentário Sobre Livros

                                                                                                                                                                                                  Livro Educando Crianças Índigo – uma nova pedagogia para as crianças da nova era – Egidio Vecchio, Butterflay.

Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


            Conceitos comentados apenas em restritos círculos esotéricos (Nova Era, holismo, 4ª e 5ª dimensões, energia cósmica, espiritualidade, Deus, novo código genético, novos estados de consciência, entre outros) e citando autores alguns nada ortodoxos (Kardec, Lee Carroll, Jan Tober, Pestalozzi, Usui, Osho, Montessori e Steiner), a obra de Vecchio desponta como um diferencial que parece fragmentar paradigmas cartesianos ineficazes e insuficientes para a compreensão de crianças da chamada Era de Aquário. Egidio Vecchio é professor, pesquisador e psicólogo argentino radicado no Brasil, e atua à frente do Portal do Índigo, instituto dedicado ao desenvolvimento dessas crianças e que trabalha para a criação de uma escola dedicada a elas. Atua à frente da Escola Brasileira de Reiki e empreendeu a 1ª Jornada Pró-Índigo em Porto Alegre-RS (out.2005). Legitima sua experiência junto a essas crianças, seus pais, educadores e profissionais afins a partir do material oferecido por Lee Carroll e outros autores, de onde extraiu subsídios para a Pedagogia de Valores, uma lista de 28, entre os quais a justiça, a verdade, a paz, a alegria, a tolerância e o amor são os primeiros.

            Apresenta-nos o Dr. Miguel Herrera Figueroa, reitor da universidade argentina John F. Kennedy, que levantou a bandeira do TRIALISMO, da mesma forma que Dr. Miguel Reale (pai) o fez no Brasil. Se até então o mundo era percebido em seu aspecto dual, agora tudo é trial,  tripé que sustenta conceitos espirituais como Pai, Filho e Espírito Santo, segundo ele, as bases para uma nova visão de mundo e de coisas. Ampliando o Trialismo para a Antropologia, Psicologia e Pedagogia Espiritualista, Figueroa conceitua a PAIDOSOFIA (paidós=criança, sofia=sabedoria) como a sabedoria acerca das crianças, na mesma esteira de Steiner, o criador das escolas Waldorf, considerado o método Waldorf o mais apto até hoje para a educação escolar das crianças índigo. Segundo essa abordagem o ser humano é percebido em seus aspectos físico, mental e espiritual-valorativo. Aqui, encaixa-se o conceito de Dikelogia, a ciência da prática da justiça consigo mesmo e com os outros, ou ainda, um estudo do tratado de valores no melhor estilo socrático do Conhece-te a Ti Mesmo. Valores espirituais são todos os que nos aproximam de Deus, diz Vecchio. Aprofunda o conhecimento sobre a criança índigo quando apresenta 134 características básicas, facilitando sua identificação e traçando seu perfil, enquanto a diferencia de personalidades hiperativas e portadoras de TDAH. Apresenta a tipologia para o novo homem e os quatro biótipos índigo, além de amplo questionário para ser respondido por pais, educadores e outros, enfim para todos os que se sentem encorajados a testemunhar o surgimento de uma nova humanidade na superfície da Terra.

Sintamo-nos todos bem-vindos ao cenário de uma nova era, se de fato nisso acreditamos.


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