Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "Leitura Infantil e Juvenil - Literatura Infantil do Lúdico ao Ensino"

PALESTRA: "LEITURA INFANTIL E JUVENIL - LITERATURA INFANTIL DO LÚDICO AO ENSINO"


Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.


·    Palestra: “Leitura Infantil e Juvenil – Literatura Infantil do Lúdico ao Ensino” – Ministrada pelas Profª. Dnda. Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto & Ms. Mírian Pereira Gautério Bizzotto – Centro de Convenções da Rodoviária – Salão Pequi – às 20h:00min -  Caldas Novas - GO

            Foi uma palestra enriquecedora para os meus estudos no curso de pedagogia, pois, o tema abordado foi rico em idéias de como buscar o aluno para o mundo da leitura.
            O material apresentado pelas professoras é, sem dúvida, de extrema riqueza literária que envolve as alunas do Curso de Pedagogia da UNICALDAS de Morrinhos - GO.     
             A “Colcha Literária” nome dado a um dos divertidos trabalhos manuais realizados pelas alunas do Curso de Pedagogia de Morrinhos - GO, e que estiveram os seus trabalhos em exposição durante a palestra, mostram um trabalho irreverente, divertido e muito atrativo tanto para nós que estávamos lá, como também para os nossos futuros alunos. A técnica retrata cada cena da história.  Recortado em hexágonos, são assim desenhados as cenas da história, e depois são coloridos com lápis de cor, canetinha, giz de cera, e depois, cada hexágono pintado é costurado, emendados por linhas de crochê colorida formando assim uma “Colcha Literária” muito bonita de se ver. (Ver foto ‘à esquerda)
             Além da “Colcha Literária” as professoras mostraram outros trabalhos manuais, estes, feitos por alunos do ensino fundamental. São pedaços de papel recortados em hexágonos e é sugerida aos alunos a criação de uma história, e cada hexágono já escrito é colocado lado a lado formando um “Mosaico Literário”, parecendo casinhas de abelhas.
            São sugeridos também outros recursos para atrair o aluno ‘a leitura, como ler gibis, trabalhar o aluno o uso de acrósticos, o avental de histórias, trava-língua, parlenda, tudo é válido para chamar e inseri-la para o mundo da leitura.
            Segundo a Professora Mírian, “Toda criança é um ser em desenvolvimento, como seres em desenvolvimentos não devemos colocar a linguagem tudo no “inho” tratando a criança como se fosse um imbecil, devemos sim, conversar de forma correta com as crianças.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...