PALESTRA DA VII SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA"ESCOLA HOJE: EDUCAR PARA PENSÁ-LO, PARA O AGIR, PARA O COMPARTILHAR" - UNICALDAS
Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.
· Palestra: “Escola Hoje: Educar para pensá-lo, para o agir, para o compartilhar”- Ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Líbano – Centro de Convenções da Rodoviária – Salão Ipê Roxo – Caldas Novas - GO
O Prof. Libâneo, fez um aparato de idéias e exemplos de como a mídia, isto é, as tecnologias da informação e comunicação afetam de uma forma implícita nas mudanças nas relações de trabalho, nas qualificações profissionais, do perfil formativo, e também trouxe mudanças visíveis que refletem em nossa vida privada, vida pessoal, criação de nossos filhos. Libâneo citou também, a questão do acesso que a criança tem sobre a informatização. Essas mudanças tecnológicas acabam influenciando no pensamento, na forma de agir do ser humano, deixando `as vezes de lado os valores éticos e morais que devemos valorizar.
Libâneo citou um pensamento de um comunicador italiano, Giovanni Sartori, especialista em comunicação, que diz o seguinte, segundo as palavras ditas pelo Libâneo: “A grande transformação no mundo da comunicação e educação é a transformação do “Homo Sapiens” (Homem que sabe) produzido pela cultura escrita no “Homo Videns” (Homem que vê) na qual a palavra foi destronada pela linguagem”. Ou seja, o “Homo Sapiens” trabalha a capacitação reflexiva da linguagem, da fala; e o “Homo Videns” predomina o ver sobre a fala. Seria, na palavra de Giovanni Sartori, “A imagem sobre a Escrita”.
Isto lembra Libâneo, das inúmeras queixas dos professores oriundas das salas de aula sobre a não aceitação da leitura por parte dos alunos, implicando assim que, como a maioria das pessoas geralmente tem uma tendência maior às imagens televisivas do que o hábito da leitura, que por sua vez, tem o intuito de forçarmos a pensar, a imaginar, a agir e compartilhar o nosso conhecimento através da escrita.
É obrigação dos professores fazer com que o aluno busque a leitura de forma natural, que ele seja atraído, que desenvolva sua capacidade de reflexão através da linguagem escrita. E essa prática deve ser estimulada bem no início da infância, sejam por nós pais, seja por professores, seja por um amigo, enfim, que a leitura faça parte do cotidiano de toda criança, jovem e adulto.
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