Arquivo do blog

7 de setembro de 2011

Comentário Sobre Oficina de EJA

Oficina de EJA  Proposta de Estudo adaptada pela apostila do MEC, com  a Profª Valeria Cavalcante – 1º, 2 e 3/09/10.

Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.

Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas com a EJA – Educação de Jovens e Adultos, a profª Valeria Cavalcante apresentou ao longo de várias oficinas eficazes sugestões metodológicas para professores e demais interessados neste segmento da educação formal. Enfatizou que “ler e declamar poesias, escutar música, ilustrar textos com desenho e colagem, dramatizar histórias, conversar sobre pintura e fotografia, dançar, entre outras manifestações artísitcas, são algumas atividades que favorecem o despertar do saber sensível, aquele trazido de casa a partir da própria experiência de vida”. Somente então é que os alunos de EJA estarão ‘soltos’ para interagir com o saber científico. Este saber, disse ela, será absorvido em sala de aula, em geral constituído por alunos advindos da variadas culturas e bagagens diversificadas do tamanho do Brasil, completando um contínuo movimento migratório de várias décadas. Desse modo a pedagoga apresentou ações pedagógicas voltadas para fortalecer e encorajar a visão de mundo trazido pelos alunos de EJA.

Tais alunos tem peculiaridades únicas e inerentes, disse ela. Eles vem de fracassos e dificuldades marcadas pela pobreza e desafios nem sempre superados ao longo de uma vida. Em geral são subalternos em sua comunidade, trabalho e contexto familiar, e apresentam dificuldade quando necessitam tomar decisões próprias e processar o conhecimento que agora lhes são apresentados como um novo desafio. Cabe ao professor ser capaz de iniciar exercícios que os levem a esta prática. E foi sobre essas práticas que ela debruçou durante todo o período das oficinas.

Abordou sobre Modalidades Didáticas e, dividindo os participantes em vários grupos, conduziu-os à reflexão prática a partir de textos de Rubem Alves e Celso Antunes. Amplo material digital foi disponibilizado para estudo posterior e reflexão sobre Disciplina, Indisciplina e Bullyng, Escola, Perfil do Professor de EJA, Curriculo, Relações Humanas, Inclusão, Letra de Música, Adolescentes, Uso do Jornal em sala de aula, Linguagem Portuguesa, Linguagem Matemática, Mensagens, Um Novo Olhar sobre Educação, A Importância de Atualizar o Professor, Uma Nova Maneira de Pensar a Avaliação, Interdisciplinaridade, Diferentes Maneiras de dar aula, entre outros.

Enfim, um novo ângulo na visão de ser professor de alunos que, se bem acolhidos, poderão eles mesmos dar uma guinada em sua vida e aprenderem a assumir o comando de seu destino. Um grande desafio para todos os envolvidos neste processo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...