Arquivo do blog

8 de setembro de 2011

Comentário Sobre Palestra "O Conto de Fadas e sua Importância para a Formação Psíquica Infantil" - "O Brincar e sua Implicações Neurológicas" e "Teoria do Reforço Positivo"

PALESTRA COM OS TEMAS: “O CONTO DE FADAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO PSÍQUICA INFANTIL;  O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NEUROLÓGICAS  E “TEORIA DO REFORÇO POSITIVO

Escrito por Helen Simone Alves de Medeiros
Qui, 08 de setembro de 2011.

 
·    Palestra: “O Conto de Fadas e sua Importância para a Formação Psíquica Infantil – O Brincar e suas Implicações Neurológicas”  e  “Teoria do Reforço Positivo”-  Caldas Novas – GO.   Ministrada pelo Prof. Ms. Marcus Nascimento Coelho -  Psicopedagogo, Mestre em Psicomotricidade, Filósofo, Contador de Histórias e “Caixeiro Viajante da Educação”.
           O Prof.  Ms. Marcus Nascimento Coelho, juntamente com outros membros da  Universo Salgado de Oliveira – RJ, elaboraram um programa educacional que engloba amplos ensinamentos voltados para a Educação Infantil e Fundamental, no intuito de interagir a criança com o mundo da leitura, através dos jogos, das brincadeiras,  trabalhando a criança de modo lúdico, psicomotora e visomotora.  Dentre as inúmeras atividades, destacam-se os jogos educativos no campo da informática, das histórias, das fábulas, dos contos de fadas, dos  desenhos vazados, dos desenhos animados onde estes  personagens   reportam os arquétipos existentes dentro de cada criança, trabalhando desta forma, na criança, a divisão entre os Desenhos Informativos e os Desenhos Pedagógicos.
            Também foi citado pelo professor Marcus, a importância da integração dos Contos de Fadas narrados para a criança, principalmente quando esta criança está ainda na idade pré-escolar, pois, com este método de transpor as Histórias dos Contos de Fadas para suas mentes, intensificará o trabalho da psicopedagogia de cada criança dentro de um contexto literário.
            Portanto,  através das brincadeiras, dos jogos em grupos ou individuais, das histórias, dos contos de fadas, todo esse material pedagógico, serve como instrumentos, para se trabalhar  com a criança e trazê-la para um mundo saudável com todos os seus valores trabalhados, como o respeito, a tolerância, a solidariedade entre as pessoas dentro de uma sociedade. Cabe ‘a nós esta tarefa, como futuros pedagogos,   prepará-los para um mundo melhor cheio de paz e fraternidade.
            Todo este material pedagógico foi formatado em CDs, DVDs e apostilas, onde a Secretaria de Educação de Caldas Novas irá repassar ‘as Redes de Ensino de Caldas Novas. Um material rico em ensinamentos pedagógicos onde servirá de grande auxílio para todos os professores do município.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Pallets: O que é e como pode ser reciclado?

Olá, pessoal! O assunto agora é R E C I C L A G E M! Muito se fala na reutilização de "pallets" existentes nas empresas que ac...