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7 de setembro de 2011

Comentários Sobre Curso EAD

Os Quatro Pilares da Educação – Curso Buzzero.com – Educação a Distância


Escrito por Marcia Maria Aires Nunes
Qua, 07 de setembro de 2011.


                       A educação vista como instrumento de ampliação humana vai além do domínio básico do aprender a conhecer e aprender a fazer, os quais enfatizam aspectos como compreensão, raciocínio e aquisição. O sistema educacional estava capenga até o erguimento dos Quatro Pilares apresentados nos relatórios para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI intitulado Educação, Um Tesouro a Descobrir (1996). Agora, sim, a base ficou sólida.

                       Seu criador, autor e organizador é Jacques Delors e sua equipe, que acertaram em cheio na abrangência do tema. A partir daí teóricos e gestores procuram pautar seus pressupostos sobre tais pilares, revendo então o novo papel do educar. Assim sendo, aprender não é apenas absorver o conteúdo do momento, e acabar por aí. É combinar a cultura geral com a possibilidade de aprofundar um pequeno número de materiais conectado-a com as oportunidades que surgirão ao longo da vida (aprender a conhecer). O educar completo cuida da qualificação profissional, porém abrange o âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferece aos adolescentes e jovens, espontânea ou formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho (aprender a fazer). 
                       Todos nós precisamos desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz (aprender a viver juntos). E ainda, precisamos agir com autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Para tanto, a educação deve abarcar a sensibilidade, o sentido de ética e estética, pensamentos independentes, enfim, o desenvolvimento integral da pessoa como um ser total (aprender a ser).

                       Neste sentido, considera-se que a Educação deve ter como alvo o acréscimo amplo e completo do individuo. Pretende-se, portanto, formar pessoas independentes e intelectualmente ativas, capazes de constituir relações interpessoais, de participar e de evoluir permanentemente e de intervir conscientemente na sociedade. Por fim, conclui-se que é urgente a necessidade de implantar no Brasil medidas educacionais apropriadas para a demanda estudantil que surge exigente e desafiadora a cada dia. Ideias há, e agora torna-se necessário pô-las em prática, uma a uma, a cada demanda, de modo que visem a igualdade e o desenvolver no aluno a capacidade crítica e construtiva, aprimorando seu conhecimento, sua capacidade de bem conviver em grupo quaisquer que seja as exigências.
                         E mais, permitir que ele seja um indivíduo único e aberto às várias faces do ser humano tanto no plano educacional quanto no social. Um mundo com pessoas assim inspiradas poderá ser melhor para se viver, pois elas estarão desarmadas e propensas à boa convivência, à tolerância e à elevada expansão da consciência, respeitosa consigo mesma e com todos ao seu redor.

                          Minhas reverências aos Quatro Pilares da Educação.




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